Você sabia que a Cannabis possui diversas formas de uso além do medicinal?
O Cânhamo, também conhecido como hemp, é uma subespécie da cannabis cultivada com o canabinoide THC abaixo de 0,3%. Devido a essa composição, não apresenta qualquer princípio psicoativo porém mas apresenta diversas funcionalidades industriais.
Suas aplicações vêm de muitos anos atrás quando já era matéria-prima para a produção de cordas e velas dos barcos mas, como foi proibida ao longo dos anos já que pertence a família da cannabis, passou a ser enxergada com preconceito e foi banida por diversos países que já costumavam plantar cânhamo.
Hoje, enxergamos o cânhamo como uma matéria-prima para diversos produtos. Um deles, por exemplo, é o substituto do algodão. Para seu plantio, é preciso 3 vezes menos água além de utilizar uma quantidade muito menor de pesticidas. Suas raízes longas consegue regenerar o solo, diminuir erosões e suas plantas apresentam alto potencial de absorção de CO2.
Só para se ter uma idéia destacamos alguns produtos que podem ser feitos com o cânhamo a partir de suas sementes, folhas, flores e caules. Sao eles: papel, embalagens, roupas, sapatos, cimento, fibra de vidro, azeites, margarinas, óleos, biocombustível, solventes, alimentos , cosméticos.
Milhares de produtos, sustentáveis, podem ser feitos através dessa matéria-prima e atualmente mais de 30 países já investem no cânhamo industrial:
China, Estados Unidos, França , Alemanha, Austrália , Áustria, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Eslovênia, Espanha, Finlândia, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Nova Zelândia, Japão, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Tailândia, Ucrânia e Turquia.
No Brasil, a regulamentação em torno da planta ainda precisa acontecer. O impacto seria gigante e as projeções de empregos e impostos justificam todo o potencial econômico da planta. Não vai demorar muito para essa onda chegar com força por aqui também.
A pergunta é: sua empresa está preparada?
Comments